Saturday, September 20, 2008

O PROJETO

FOTOGRAFIA RODANTE

Praça das Crianças, Cidade São Jorge, Santo André
Dias 20, 27 de setembro e 04 de outubro de 2008



Elaborado pelos membros do coletivo ciiM (Centro Independente de Imagem), o projeto Fotografia Rodante pretende promover a sensibilização para a arte e para a preservação da memória por meio de atividades unindo fotografia e entrevistas com moradores.

Ações a serem realizadas na Praça das Crianças:

• produção de fotos de moradores em um “estúdio” montado ao ar livre;
• montagem de uma tenda-biblioteca voltada à fotografia brasileira;
• projeção de fotografias em praça pública;
• caminhada fotográfica e montagem de “varal fotográfico” com as imagens colhidas;
• registro, em vídeo, de depoimentos de moradores sobre suas vidas no bairro;
• produção de um audiovisual com fotos do bairro de depoimentos dos moradores.


As atividades envolvendo fotografia e memória serão as únicas com número limitado de vagas e abertas prioritariamente a jovens com idades entre 12 e 17 anos. As demais atividades serão livres a todas as faixas etárias.

O projeto Fotografia Rodante realizará três encontros, sempre aos sábados – nos dias 20, 27 de setembro de 04 de outubro -, ao final dos quais será montado o audiovisual com as fotos e trechos dos vídeos produzidos pelos jovens. Este audiovisual será apresentado no evento de encerramento do projeto, no dia 04 de outubro, e em seguida doado aos participantes e à comunidade.


A execução do projeto Fotografia Rodante está a cargo de uma equipe de seis profissionais membros do ciiM:

• Os fotógrafos Marcello Vitorino e Nário Barbosa, que coordenarão a caminhada fotográfica e demais atividades envolvendo fotografia.

• A jornalista Nilva Bianco, o fotógrafo e historiador Leonardo Colosso e a arte-educadora Celisa Beraldo, que coordenarão a atividade de memória.

• O assistente de produção Daniel Tossato, que auxiliará em atividades como a produção de fotos de moradores, tratamento e impressão de imagens, montagem de varais fotográficos, etc.

1 comment:

Edu Guimarães said...

Olá Marcello e pessoal do projeto Fotografia Rodante. Encontrei o blog do projeto em umas andanças pela internet e achei o projeto muito interessante. Sou morador de Santo André (Jd. Alvorada) e gostaria de saber duas coisas:
- há previsão de continuidade do projeto ainda em 2009?
- vcs estão abertos para colaboradores/ajudantes?

Estou no ultimo semeste do curso de jornalismo e desde antes da faculdade meu interesse sempre foi o fotojornalismo. Caso vcs precisem de algum ajudante, estou disposto.

Grato!

www.flickr.com/photos/eduguimaraes