Saturday, September 20, 2008

UM LINDO DIA


A chuvinha fria que espreitava desde manhã cedo começou a cair logo depois do almoço e levou os moradores da Cidade São Jorge a procurar o aconchego do lar neste sábado. Na rua, ficamos nós, os “seis do ciiM” e os políticos - em comícios, churrascos e carreatas por todos os cantos do bairro. Impregnadas do ceticismo do período eleitoral, várias pessoas que passavam pela Praça das Crianças, ao ouvirem o convite para fazer um retrato, reagiram com incredulidade. Umas perguntavam se não tinham que pagar e, ao ouvir que não, posavam em nosso “estúdio ao ar livre” de bom grado. Outras simplesmente viravam as costas. “Nada é de graça”, resmungou uma senhora, afastando-se apressada com o marido.Apesar da chuva, da concorrência desleal dos políticos e da reação desconfiada de alguns, foi um lindo dia. Pela manhã fizemos vários retratos bacanas e tivemos tempo de pendurá-los no varal. Nossa tenda-biblioteca, alimentada pela generosidade dos amigos que doaram cerca de 40 títulos em fotografia, despertou a curiosidade da criançada. Pela falta de jeito, deu para perceber que, para alguns, foi praticamente o primeiro contato. Mas ao verem tantos livros repletos de “figuras”, ficaram bem mais à vontade.
À tarde a chuva apertou, mas um terço dos inscritos para as duas atividades para as quais abrimos inscrições (caminhada fotográfica e oficina de memória), apareceram. Bravo! Todos alunos da escola estadual Ovídio Pires de Campos, ávidos por aprender, por espiar por uma janela que se abria.
Neste primeiro encontro, os garotos e garotas que na semana que vem sairão para fotografar o bairro e para entrevistar moradores deixaram de lado uma certa timidez de primeiro contato e participaram ativamente da definição do roteiro a ser percorrido no bairro e dos personagens a serem ouvidos. Leonardo, de 14 anos, que ficou responsável por convidar uma parte desses moradores a falar sobre suas vidas e experiências no bairro, me ligou no celular pouco mais de duas horas depois de nos despedirmos, para dizer que já havia falado com todos. Nesse momento, eu, que ainda pensava em como faria para cobrar dos jovens as tarefas delegadas para a semana, senti que toda a canseira e as roupas pesadas de chuva valeram a pena.
Até semana que vem, Leonardo, Patrícia, Danilo, Tiago, Marinete e Érica!


Fotos: Nário Barbosa/ciiM

2 comments:

Jose Luis said...

Adorei o projeto de vocês.

Marcello Vitorino said...

Obrigado, José Luis!
Apareça na Cidade São Jorge no dia 4 de outubro, às 18h, quando faremos a projeção de um audiovisual com o material produzido pelos jovens da comunidade!