Friday, September 26, 2008

A MAÇA DE ÉRICA


Tal qual Newton, Érica descobriu essa imagem durante as atividades no primeiro sábado do Fotografia Rodante. Andando em busca do seu único clique - um exercício proposto ao grupo - eis que uma gota do teto caiu em sua cabeça e, ao olhar para cima, a garota se encantou com a luz e as cores. Clique!
Bom, nesse sábado, 27 de setembro, tem mais Fotografia Rodante na Cidade São Jorge e vamos todos fotografar pelas ruas da comunidade. Que venham muitas maçãs pelo caminho!

Wednesday, September 24, 2008

DEDO FINO


Nário Barbosa estava com o dedo ligeiro. Como um bom fotojornaista que é, além de estar ligado nos detalhes de tudo o que estava acontecendo, não deixou escapar ninguém que passava pela praça. Queria logo um retrato. E assim foi por toda a manhã, dando vida à lona esticada na Praça das Crianças.


MAIS IMAGENS



Algumas fotografias que foram produzidas durante nossa passagem pela Cidade São Jorge, nesse sábado 20 de setembro. Essas são do Daniel Tossato, um dos seis do ciiM!

Saturday, September 20, 2008

UM LINDO DIA


A chuvinha fria que espreitava desde manhã cedo começou a cair logo depois do almoço e levou os moradores da Cidade São Jorge a procurar o aconchego do lar neste sábado. Na rua, ficamos nós, os “seis do ciiM” e os políticos - em comícios, churrascos e carreatas por todos os cantos do bairro. Impregnadas do ceticismo do período eleitoral, várias pessoas que passavam pela Praça das Crianças, ao ouvirem o convite para fazer um retrato, reagiram com incredulidade. Umas perguntavam se não tinham que pagar e, ao ouvir que não, posavam em nosso “estúdio ao ar livre” de bom grado. Outras simplesmente viravam as costas. “Nada é de graça”, resmungou uma senhora, afastando-se apressada com o marido.Apesar da chuva, da concorrência desleal dos políticos e da reação desconfiada de alguns, foi um lindo dia. Pela manhã fizemos vários retratos bacanas e tivemos tempo de pendurá-los no varal. Nossa tenda-biblioteca, alimentada pela generosidade dos amigos que doaram cerca de 40 títulos em fotografia, despertou a curiosidade da criançada. Pela falta de jeito, deu para perceber que, para alguns, foi praticamente o primeiro contato. Mas ao verem tantos livros repletos de “figuras”, ficaram bem mais à vontade.
À tarde a chuva apertou, mas um terço dos inscritos para as duas atividades para as quais abrimos inscrições (caminhada fotográfica e oficina de memória), apareceram. Bravo! Todos alunos da escola estadual Ovídio Pires de Campos, ávidos por aprender, por espiar por uma janela que se abria.
Neste primeiro encontro, os garotos e garotas que na semana que vem sairão para fotografar o bairro e para entrevistar moradores deixaram de lado uma certa timidez de primeiro contato e participaram ativamente da definição do roteiro a ser percorrido no bairro e dos personagens a serem ouvidos. Leonardo, de 14 anos, que ficou responsável por convidar uma parte desses moradores a falar sobre suas vidas e experiências no bairro, me ligou no celular pouco mais de duas horas depois de nos despedirmos, para dizer que já havia falado com todos. Nesse momento, eu, que ainda pensava em como faria para cobrar dos jovens as tarefas delegadas para a semana, senti que toda a canseira e as roupas pesadas de chuva valeram a pena.
Até semana que vem, Leonardo, Patrícia, Danilo, Tiago, Marinete e Érica!


Fotos: Nário Barbosa/ciiM

O PROJETO

FOTOGRAFIA RODANTE

Praça das Crianças, Cidade São Jorge, Santo André
Dias 20, 27 de setembro e 04 de outubro de 2008



Elaborado pelos membros do coletivo ciiM (Centro Independente de Imagem), o projeto Fotografia Rodante pretende promover a sensibilização para a arte e para a preservação da memória por meio de atividades unindo fotografia e entrevistas com moradores.

Ações a serem realizadas na Praça das Crianças:

• produção de fotos de moradores em um “estúdio” montado ao ar livre;
• montagem de uma tenda-biblioteca voltada à fotografia brasileira;
• projeção de fotografias em praça pública;
• caminhada fotográfica e montagem de “varal fotográfico” com as imagens colhidas;
• registro, em vídeo, de depoimentos de moradores sobre suas vidas no bairro;
• produção de um audiovisual com fotos do bairro de depoimentos dos moradores.


As atividades envolvendo fotografia e memória serão as únicas com número limitado de vagas e abertas prioritariamente a jovens com idades entre 12 e 17 anos. As demais atividades serão livres a todas as faixas etárias.

O projeto Fotografia Rodante realizará três encontros, sempre aos sábados – nos dias 20, 27 de setembro de 04 de outubro -, ao final dos quais será montado o audiovisual com as fotos e trechos dos vídeos produzidos pelos jovens. Este audiovisual será apresentado no evento de encerramento do projeto, no dia 04 de outubro, e em seguida doado aos participantes e à comunidade.


A execução do projeto Fotografia Rodante está a cargo de uma equipe de seis profissionais membros do ciiM:

• Os fotógrafos Marcello Vitorino e Nário Barbosa, que coordenarão a caminhada fotográfica e demais atividades envolvendo fotografia.

• A jornalista Nilva Bianco, o fotógrafo e historiador Leonardo Colosso e a arte-educadora Celisa Beraldo, que coordenarão a atividade de memória.

• O assistente de produção Daniel Tossato, que auxiliará em atividades como a produção de fotos de moradores, tratamento e impressão de imagens, montagem de varais fotográficos, etc.